Alice Lopes Mota |
ABPp: Nº 10363 |
Psicopedagogia - Psicomotricidade |
PSICOMOTRICIDADE |
A função motora, o desenvolvimento intelectual e afetivo estão ligados à criança e cabe a psicomotricidade fazer a relação entre motricidade – mente e afetividade, de modo a facilitar a abordagem global da criança através desta técnica. ELEMENTOS BÁSICOS DA PSICOMOTRICIDADE Esquema Corporal O domínio corporal é fundamental para que a criança saiba se movimentar e agir, sendo importante a noção de esquema corporal na formação da personalidade, pois reflete o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade. Noção Espacial É o conhecimento da relação entre o espaço físico e seu corpo. Noção Temporal É a capacidade de situar-se em função da: sucessão de acontecimentos (antes - durante – depois). Ritmo É a força criadora presente em todas as atividades humanas e se manifesta em todos os fenômenos da natureza. Parafraseando PICOLO (1995), é tudo o que está em constante movimento. Tônus É a dinâmica corporal: envolve a coordenação viso-motora e a grafomotricidade. Exercícios de seguir uma orientação gráfica seguindo um modelo. Exercícios que conduzem a um preparo para a escrita como copiar repetindo um modelo, seguindo a ordem direcional para a nossa escrita e leitura (da esquerda para a direita – de cima para baixo, numa organização espacial). Orientação Espacial É orientar um corpo em movimento para determinada direção, sem outro ponto de relação que não seja o próprio corpo. Em média é a partir dos 6 anos que a criança começa a distinguir direita e esquerda. Nessa fase deve ter a possibilidade de experimentação do espaço em todas as direções, com indicações : para frente, para trás, para os lados. Com o corpo a criança se organiza no espaço através do movimento. Lateralidade É a capacidade motora de percepção integrada dos dois lados do corpo: direito e esquerdo. É o elemento fundamental de relação e orientação com o mundo exterior. Depois que o indivíduo aprende a orientar os objetos, ele passa a organizá-los, a combinar as diversas orientações. Ele chega, então, às noções de distância, de direção; passa a prever, antecipar e transpor. Ele desenvolve também a memória espacial, o que lhe possibilita descobrir os objetos que estão faltando em determinado lugar e reproduzir um desenho previamente. |