Home
Alice Lopes Mota
ABPp: Nº 10363
Psicopedagogia - Psicomotricidade
PSICOMOTRICIDADE
A função motora, o desenvolvimento intelectual e afetivo estão ligados à criança e cabe a psicomotricidade fazer a relação entre motricidade – mente e afetividade, de modo a facilitar a abordagem global da criança através desta técnica.

ELEMENTOS BÁSICOS DA PSICOMOTRICIDADE

Esquema Corporal

O domínio corporal é fundamental para que a criança saiba se movimentar e agir, sendo importante a noção de esquema corporal na formação da personalidade, pois reflete o equilíbrio entre as funções psicomotoras e sua maturidade.

Noção Espacial

É o conhecimento da relação entre o espaço físico e seu corpo.

Noção Temporal

É a capacidade de situar-se em função da: sucessão de acontecimentos (antes - durante – depois).

Ritmo

É a força criadora presente em todas as atividades humanas e se manifesta em todos os fenômenos da natureza. Parafraseando PICOLO (1995), é tudo o que está em constante movimento.

Tônus

É a dinâmica corporal: envolve a coordenação viso-motora e a grafomotricidade.

Exercícios de seguir uma orientação gráfica seguindo um modelo.

Exercícios que conduzem a um preparo para a escrita como copiar repetindo um modelo, seguindo a ordem direcional para a nossa escrita e leitura (da esquerda para a direita – de cima para baixo, numa organização espacial).

Orientação Espacial

É orientar um corpo em movimento para determinada direção, sem outro ponto de relação que não seja o próprio corpo.

Em média é a partir dos 6 anos que a criança começa a distinguir direita e esquerda. Nessa fase deve ter a possibilidade de experimentação do espaço em todas as direções, com indicações : para frente, para trás, para os lados.

Com o corpo a criança se organiza no espaço através do movimento.


Lateralidade

É a capacidade motora de percepção integrada dos dois lados do corpo: direito e esquerdo. É o elemento fundamental de relação e orientação com o mundo exterior.

Depois que o indivíduo aprende a orientar os objetos, ele passa a organizá-los, a combinar as diversas orientações.

Ele chega, então, às noções de distância, de direção; passa a prever, antecipar e transpor.

Ele desenvolve também a memória espacial, o que lhe possibilita descobrir os objetos que estão faltando em determinado lugar e reproduzir um desenho previamente.
Design BP