Alice Lopes Mota |
ABPp: Nº 10363 |
Psicopedagogia - Psicomotricidade |
DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM |
Alterações do Processamento Auditivo Déficit no processamento perceptivo do estimulo auditivo e atividade neurobiológica subjacente a esse processamento. Alterações do Processamento Visual Déficit no processamento perceptivo do estimulo visual, observado através de detecção e interpretação das imagens recebidas pelo aparelho visual. Autismo Transtorno do espectro autista: quando até os 3 anos a criança apresenta comprometimento nas áreas de comunicação, linguagem e socialização, com interesses restritos e repetitivos. Dislexia É uma dificuldade duradoura da aprendizagem da leitura e de seus mecanismos, que ocorre em crianças escolarizadas, com potencial cognitivo normal e oportunidades sócio-culturais. Déficts Disgrafia, discalculia, dislalia, apraxia. Síndrome de Down É um conjunto de sintomas bem determinados no desenvolvimento psicológico, cognitivo e afetivo de doença cromossômica que influencia as aquisições acadêmicas. TDA/H - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade É uma desordem neurológica, com sintomas de desatenção e hiperatividade - dificuldade em se concentrar , apresentando comportamentos como estar frequentemente a "mil", não saber esperar sua vez de falar. Inclusões É o trabalho feito com crianças, jovens e adultos que apresentam alguns dos distúrbios de aprendizagem e por isso necessitam de acompanhamento para vencer suas dificuldades em aprender. É um trabalho de orientação a pais e escolas para integrar esse indivíduo em sua vida social e acadêmica de modo a interagir na sociedade a qual pertence. Um Ponto Importante A maior parte dos distúrbios passa a ser observado quando a criança começa a frequentar a escola. É importante que os professores percebam suas diferenças no processo ensino-aprendizagem em relação aos demais alunos da mesma idade. Porém, para que isso seja possível, é necessário que esses profissionais tenham os conhecimentos adequados. Dificuldades X Distúrbios de Aprendizagem Dificuldades na Aprendizagem Podem ser entendidas como todo e qualquer obstáculo encontrado por um indivíduo no processo ensino aprendizagem. Esses obstáculos podem ser causados por uma série de fatores como: conflitos familiares, baixo QI, metodologia de ensino inapropriada, diferenças culturais, falta de interesse, desnutrição e muitos outros. Independente de suas causas, as dificuldade causam problemas no processo de aprendizagem. Distúrbios de Aprendizagem Distúrbio por definição é uma perturbação, um mau funcionamento e interrupção da sequencia normal de continuidade, ou mesmo afastamento de uma norma considerada padrão e está mais vinculada ao sujeito, considerando a existência de comprometimento neurológico. Ocorrem em crianças que apresentam dificuldade em adquirir a matéria teórica, possuem inteligência nos padrões da normalidade, porém, necessitam de uma atenção direcionada e métodos de ensino apropriados. Devemos ficar atentos quando: a) não há um desempenho compatível com a idade e os instrumentos teóricos e práticos apropriados. b) Apresenta irregularidade em rendimento: ora satisfatório, ora insatisfatório. Principais distúrbios: Dislexia – é um distúrbio específico da linguagem, caracterizado pela dificuldade de decodificar palavras simples. Disgrafia – é a falha na qualidade do traçado gráfico. Falha quanto à organização espacial. Discalculia – dificuldade na realização de atividades matemáticas quanto à quantificação, numeração ou cálculo. |